A importância da internet para o turismo
INTRODUÇÃO
Em
março de 2007, o número de internautas residenciais ativos atingiu a inédita
marca de 16,3 milhões de pessoas, número 15,6% maior que no mês anterior.
Tradicionalmente, março apresenta um maior número de usuários ativos que
fevereiro (são 31 dias contra 28, além do carnaval).
Além
disso, o número de pessoas que moram em domicílios que possuem pelo menos um
computador com acesso também aumentou. O efeito acumulado da queda contínua do
preço dos computadores e do acesso, bem como a expansão do crédito para as
camadas mais populares é decisivo para o aumento do número de pessoas
conectadas no país.
O
Brasil continua a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por
internauta, com 20h54min, o que significa 1h47min ou 9,4% mais do que em
fevereiro. O crescimento anual de horas navegadas é de 7,8%. A França, com
tempo médio por internauta residencial de 19h56min, os Estados Unidos, com
19h08min, Japão, com 18h34min e Alemanha, com 17h53min por pessoa foram os
países que mais se aproximaram do Brasil, entre os 10 medidos com a mesma
metodologia.
Na
comparação mensal entre as categorias, entre fevereiro e março de 2007, Viagens
e Turismo apresentou o maior crescimento (36,4%), recebendo a visita de mais de
4 milhões de usuários residenciais ou cerca de 25% do total de internautas
ativos residenciais do período. Em tempo de permanência nos endereços
eletrônicos, o maior crescimento no período também foi da categoria Viagens e
Turismo, que congrega os endereços eletrônicos das companhias aéreas, das
agências de turismo, hotéis, guias e mapas, além de sites que oferecem roteiros
e dicas aos viajantes em geral, que apresentou tempo médio de navegação por
pessoa de cerca de 30 minutos.
Isso
significa que o setor de Viagens e Turismo está crescendo muito na web. O
cuidado consigo e com o local onde se mora exercem forte influência sobre as
pessoas atualmente. Além disso, esse forte crescimento que o setor turístico
mostra nos últimos meses indica que as empresas do ramo finalmente acordaram
para a importância da internet para a cadeia produtiva do setor.
1. O QUE É INTERNET?
Comunicação
é a melhor palavra para descrever a Internet. São serviços e facilidades que,
para algumas pessoas, é o lugar onde elas encontram seus amigos, jogam,
perguntam, trabalham, viajam e, muito mais...
2. HISTÓRICO DA INTERNET
A
Internet começou no início de 1969 sob o nome ARPANET (USA). Composta de quatro
computadores tinha como finalidade, demonstrar as potencialidades na construção
de redes usando computadores dispersos em uma grande área. Em 1972, 50
universidades e instituições militares tinham conexões.
Hoje
é uma teia de redes diferentes que se comunica entre si e que são mantidas por
organizações comerciais e governamentais. Mas, por mais estranho que pareça,
não há um único proprietário que realmente possua a Internet. Para organizar
tudo isto, existe associações e grupos que se dedicam para suportar, ratificar
padrões e resolver questões operacionais, visando promover os objetivos da
Internet.
3. A IMPORTÂNCIA DA INTERNET
· Comunicação audiovisual entre as
pessoas;
· Contato à distância das empresas pelos
seus dirigentes;
· Comercialização dos objetos e dos
serviços;
· Administração governamental;
· E o mais importante, a disposição, para
qualquer um, do conhecimento total da humanidade adquirido até os dias atuais.
4. A IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA O
TURISMO
Atualmente
vivemos um momento de verdadeira explosão do turismo, mas a falta de
informações atualizadas e confiáveis sobre o setor dificulta a obtenção de
novos investimentos e benefícios e até mesmo de atrair novos turistas para uma
localidade.
A
tecnologia oferece possibilidade de racionalização e procedimentos de trabalhos mais
simples e seguros e é também um instrumento de controle de qualidade.
A
informática é uma ferramenta muito importante para o profissional de turismo.
Ela está presente em muitas das atividades do dia a dia, e não poderia ser
diferente no setor de turismo, facilitando significativamente o planejamento e
desenvolvimento turístico, hotelaria e agentes de viagens, garantindo melhor
controle sobre os projetos, o planejamento eficiente dos serviços e permite
maior controle da administração e aplicação criteriosa de recursos, sendo
também uma ferramenta de apoio no gerenciamento das informações no setor,
facilitando a reflexão e valorizando o capital humano, além de
permitir redução de perdas, desperdícios e custos.
A
atividade turística gera uma quantidade enorme de informações que possuem
importância e valor estratégico nos negócios a ela relacionados, devendo ser
tratada como um elemento de estratégia e planejamento organizacional.
A
informação é o principal instrumento do profissional da área de turismo, os
recursos de informática são essenciais para tomada de decisão, e sua interação
com as várias atividades que envolvem todo o trade turístico, provocando
efeitos no consumidor e nos diferentes agentes que atuam em todo o processo
turístico, permitindo o emprego de novos instrumentos de vendas que incrementam
a produtividade, obtendo um melhor serviço com custo mais baixo.
Como
exemplos têm as rodovias da informação, os novos meios de comunicação
audiovisuais e multimídia. Os sistemas mundiais de distribuição de informações
turísticas e os sistemas de reservas tratam e transmitem informação em tempo
real. Muito serviço como reserva de hotéis, emissão de passagens, informações
sobre roteiros, shows, aluguel de carros, restaurantes, calendário de eventos
de localidades, estão disponíveis e são utilizados com o que há de mais
avançado em termos de tecnologia.
A
viagem virtual já é uma realidade, através de CD–ROM e Internet podemos
conhecer um local antes mesmo de nos deslocarmos até lá.
4.1. Viagem on-line levanta voo apesar
do mau tempo e da escuridão
Já
apareceu uma agência on-line, a Hering.com e B2C, 70% pertencente à Microsoft,
que oficializa um lucro operacional de US$ 4 milhões, obtido no último
trimestre, mostrando que o trabalho on-line é viável e autossustentável. Outra,
Expedia, gerou resultados animadores durante o último trimestre, cerca de US$
110 milhões, um crescimento de 88% sobre o mesmo trimestre de 2000. Isso deu à
empresa e ao setor em geral, o otimismo necessário nesses tempos difíceis de
horizontes perturbados. Esses dados inclusive sacudiram as previsões dos
analistas que esperavam uma perda sentida na bolsa no trimestre.
Ao
invés de se comportar como um mero agente de reserva tradicional, Expedia atua
na forma de um intermediário atacadista, revendendo bloqueios negociados com
empresas aéreas, obtendo tarifas com desconto e também com hotéis a preços mais
baixos do que o normal.
Segundo
Júpiter, que monitora a utilização da Internet, os sites relacionados com
viagens atraíram 30.1 milhões de visitantes únicos em fevereiro, um aumento de
23,5% sobre fevereiro 2000. Expedia atraiu 6.8 milhões de visitantes em
fevereiro, um segundo lugar, muito próximo de Hering.com, o primeiro e mais
popular site, que angariou 6.9 milhões de visitantes. Talvez mais significante
ainda é Travelocity.com que desceu 3% em fevereiro 2000, enquanto que Expedia
disparou 10.2% para cima no mesmo período. Naquela ocasião a briguenta
Hering.com só conseguira 3 milhões, amargando uma perda de 21.9% dos seus
visitantes.
4.2. Tropicalizando a tecnologia
Portanto,
tudo isso que estamos assistindo é a plena guerra de eficiência e conteúdo, o
que pode determinar a diferença entre os que não saíram do chão ainda e as
enormes estruturas dos gigantes da informação atrelados à indústria do turismo.
A
América Latina ainda está começando nesse terreno. Existem alguns Player com
cara latina, ou pretendendo ser latinos, que ainda andam se debatendo no setor,
arranhando a ponta do iceberg. Isso porque existem vários parâmetros culturais
que devem ser tomados em consideração face à resinércia instalada nas plagas
latino-americanas como carrapatos no terreno verde da informação tecnológica.
A
clientela é enorme, só de pequenas e médias empresas que precisam ser atendidas
existem cerca de 50 milhões na América Latina. Essa clientela potencial está
titubeando na internet. O apartheid digital está impedindo um avanço mais
rápido de participação significativa no mercado. Não parece evidente que a
imposição pura e simples dos sistemas conhecidos em áreas mais evoluídas seria
uma solução.
O
latino-americano é reticente, desconfiado, precisando de uma conversa mais
longa e convincente para efetuar compras on-line. Esse é o desafio dos
pontocoms também no domínio do turismo internacional. Tirar um latino de casa
exige mais esforço do que o necessário para mexer com estressados e
disciplinados nórdicos que se contentam com informações matemáticas e
espartanamente estruturadas. O trabalho é imenso, compensador a médio e longo
prazo, com certeza, mas exigindo investimentos significativos, tecnologia
tropicalizada, marketing latinizado. Chegaremos lá se tivermos paciência,
vontade, dinheiro e tempo. Os sobreviventes chegarão às praias latinas surfando
ondas sucessivas de imposição tecnológica globalizante.
4.3. Dicas para se investir na rede
Internet não é mágica. Leva certo tempo
para se consolidar. É preciso se lançar profissionalmente nela.
Um site mal feito espanta o
turista. É publicidade negativa.
Esqueça o sobrinho "fera no
computador" que sabe fazer site. Contrate um profissional.
Peça o
portfólio dele.
Um site profissional não precisa
custar uma fortuna.
Tenha um site claro, prático, de
bom gosto e que atenda às necessidades básicas do visitante.
Fotos boas e texto conciso pegam bem.
Será a imagem de sua empresa.
Um bom site significa comodidade e
economia para o visitante. Não sonegue informações básicas como telefones,
preços, localização de sua empresa...
Tenha um domínio próprio e curto. Assim
será mais fácil achá-lo.
Sem e-mail não adianta ter
site. Lembre-se disso.
Não utilize e-mails gratuitos.
Cria uma má impressão no visitante, que vai achar que sua empresa faz economia
"porca" na internet. Ele então ficará em dúvida se sua empresa também
economiza assim nos outros serviços.
Divulgue seu site em cartões, folders,
panfletos... Ter uma página e não divulgá-la é o mesmo que ter um telefone que
ninguém sabe o número.
Escolha bem onde divulgar. Há muitos
sites amadores, sem um projeto definido de promoção e sem a menor
representatividade na rede. Eles e nada é a mesma coisa.
Internet é rede. Então conecte seu
site a outros conteúdos de qualidade.
CONCLUSÃO
A
internet enquanto meio de comunicação, cumpre seu papel quando o assunto é
informar.
Nesse
sentido, ela é uma grande aliada, uma ferramenta preciosa no setor turístico,
uma vez que através dela, os potenciais visitantes, podem fazer verificações
dos locais que pretendem visitar, ou até mesmo, decidir quando a dúvida paira
entre um destino e outro.
Vale
ressaltar também, que para as agências de turismo, bem como para o cliente,
facilita as transações entre ambos, economizando tempo e dinheiro, pois essa
tecnologia permite que se façam reservas tanto com passagens, como nos hotéis.
Vale
lembrar também que quando bem utilizada, a internet em todos os sentidos, veio
para facilitar e ao mesmo tempo expandir os horizontes, mas quando desvirtuada
de suas principais funções, e utilizada por pessoas moralmente pervertidas, se
torna uma arma perigosíssima, revertendo tudo o que há de bom, em algo
extremamente ruim.
Nesse
caso, faz-se necessário, muita cautela na sua utilização.
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