Eclipses e fases da lua

Às vezes acontece de algumas regiões da Terra ficarem dentro do cone de sombra ou do cone de penumbra da Lua; temos então um eclipse do Sol. Para os observadores que estão na sombra, ocorre o eclipse total, e para os observadores que estão na penumbra, ocorre um eclipse parcial.

Eclipse do sol
Quando a Lua está dentro do cone de sombra da Terra, temos um eclipse total da Lua.

Eclipse da Lua
A Lua dá uma volta em torno da Terra em aproximadamente um mês. Portanto, se o plano da órbita da Lua em torno da Terra coincidisse com o plano da órbita da Terra em torno do Sol, a cada mês teríamos um eclipse solar e um eclipse lunar. Entretanto isso não ocorre, pois, o plano da órbita da Lua está inclinado em relação ao plano da órbita da Terra. Desse modo, são poucas as vezes em que ocorre o alinhamento do Sol, da Terra e da Lua, propiciando um eclipse.
Enquanto a Lua gira em torno da Terra, sua aparência vai mudando durante um ciclo que dura 29,5 dias: são as fases da Lua. Em geral, os raios da luz do Sol chegam inclinados em relação ao plano da órbita da Lua em torno da Terra. A fase de lua nova ocorre quando a Lua volta para a Terra sua face não iluminada. A partir daí, gradualmente vai aumentando a região da Lua vista da Terra, até atingir uma posição em que vemos uma face inteira iluminada: é a lua cheia. Em seguida, começa a diminuir a região vista, até chegar novamente à fase da lua nova. Entre a lua nova e a lua cheia, há dois momentos em que a Lua apresenta meia face iluminada: são as fases de quarto crescente e quarto minguante.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gorjeta: quando e quanto dar

Fungos - heróis e vilões da biosfera

Lisossomos e doenças humanas