Yakissoba

O que é Yakissoba
O Yakissoba vem da China e é um prato muito saboroso e feito com muita frequência na culinária japonesa. Seu significado é muito simples e é macarrão sobá frito. É um prato conhecido em todo o mundo e muito simples de ser preparado. Seus ingredientes principais são verduras e também legumes que devem ser misturados a alguma carne.
Apesar de ser uma comida Chinesa é muito comum no Brasil e é vendida em restaurantes de toda parte do mundo. A yakissoba é uma verdadeira arte com comida.
Para quem prepara a yakissoba é feito em muitos lugares com macarrão lámen sendo no Japão ou em outros países a receita é a mesma. Todas as festas tradicionais do Japão colocam a disposição da população o prato yakissoba, pois ele não pode faltar. Para preparar a yakissoba o macarrão pode ou não ser frito isso vai depender da pessoa que está preparando o prato. Há uma diferença entre a yakissoba chinesa e a japonesa, pois a chinesa é mais gordurosa. Na hora de preparar tanto o chinês como o japonês são idênticos. É uma boa alimentação no inverno, pois é servido quentinho.
Para temperar a yakissoba é utilizado o shoyu e também um óleo de gergelim. No caso das verduras e legumes pode ser usado repolho, cenoura e isso para preparar uma yakissoba bem tradicional. Em restaurantes ela é servida em porções individuais e que vale por uma refeição. Muitas pessoas gostam da yakissoba feita de legumes sem a carne e essa é bem mais fácil de fazer em casa. Esse tipo de yakissoba é encontrado em restaurantes mais orientais e é muito bom para aquelas pessoas que são vegetarianas. Fica também muito saborosa e nem se percebe a ausência da carne.
No caso do Brasil a yakissoba é muito apreciada no Mato Grosso do Sul, pois lá se encontram muitos japoneses que chegaram por lá no ano de 1908 e com isso foram costumando as gerações a comer esse parto saboroso. Na cidade de São Paulo onde também se encontra muitos japoneses principalmente no bairro da Liberdade o prato é vendido em todos os lugares e não são somente os Japoneses que comem não os brasileiros também apreciam muito o sabor da yakissoba. No Brasil as pessoas costumam usar o macarrão instantâneo para preparar o prato e fica muito bom o sabor. Para quem ainda não experimentou um bom prato de yakissoba vale a pena experimentar. Para saber mais sobre a receita procure em sites na internet e confira as várias maneiras de se preparar uma deliciosa yakissoba. Para quem gosta de assistir a alguns programas de TV que falam de culinária a yakissoba é ensinada passo a passo e assim fica bem fácil de aprender.
No Japão, o termo yakissoba (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), refere-se normalmente ao sauce yakisoba, isto é, um prato muito simples, feito de macarrão refogado com legumes e carnes, temperados com um molho específico (sauce), com sabor similar ao molho inglês, porém mais espesso.
Apesar de sua origem chinesa, o yakissoba criou raízes no Japão e, atualmente, é tão popular, que aparece obrigatoriamente em festas populares de rua, nos supermercados ou lojas de conveniência, nos tradicionais obentô (refeições prontas), e é uma prática e saborosa opção de cardápio nos lares japoneses.
O sauce yakisoba é tão apreciado no arquipélago, que é utilizado como acompanhamento de vários outros pratos, como o hiroshima-yaki (okonomiyaki ou pizza japonesa, típica de Hiroshima, recheada com yakissoba), yakisoba-pan (sanduíche de yakissoba), soba-meshi (arroz refogado com yakissoba), omu-soba (omelete recheada com yakissoba), etc.
Além do sauce yakisoba, existem outras variedades de yakissoba no Japão, como o gomoku yakisoba, mais parecido com o yakissoba consumido no Brasil, que consiste em macarrão refogado no óleo, com ankake (cobertura) de legumes e carnes, refogados e temperados com um molho encorpado, à base de shoyu; e o kata-yakisoba (kata = duro), macarrão frito e crocante, com ankake.

Aspectos históricos
 O macarrão da China apareceu pela primeira vez no Japão na Era Heian (sécs. VIII~XII), em formato que remete ao soumen (macarrão japonês, bem fino) atual. Por sua vez, o chuukamen (macarrão chinês), utilizado no yakissoba, foi primeiramente degustado pelo famoso daimiô e gourmet da Era Edo (sécs. 17~19), Mitsukuni Mito (1628~1701), quando o confucionista Shushunsui (1600~1682) apresentou-lhe o shiru-soba (macarrão com sopa, precursor do lámen). Mas, nessa época, o macarrão chinês ainda não era acessível ao povo em geral.
Com a abertura dos portos, na Era Meiji (sécs. XIX~XX), começaram a surgir bairros chineses em cidades portuárias, como Yokohama e, consequentemente, restaurantes típicos, que passaram a servir o macarrão chinês, conhecido inicialmente como chuka-soba (chuka = chinês) ou shina-soba (shina = China), propagando-se, gradativamente, por todo o país. O termo soba é um resquício dessa antiga denominação e não deve ser confundido com o macarrão soba (feito de trigo sarraceno).
O sauce yakisoba surgiu no Japão a partir da adaptação de um prato chinês chamado chao men, logo após o final da Segunda Guerra, como um alimento prático, barato e volumoso (misturava-se bastante repolho picado ao macarrão chinês, cozido no vapor e depois era temperado com um molho tipo inglês), capaz de satisfazer rapidamente a fome, numa época de racionamento alimentar. Antigamente, o yakissoba era temperado com shoyu na região de Kanto (Tóquio e arredores) e molho inglês na região de Kansai (Osaka e arredores). Depois, padronizou-se o sauce yakisoba no país inteiro.

Yakissobas exóticos do Japão
Yokote yakissoba (cidade de Yokota, província de Akita)
Contém miúdos, carne de porco moída e um ovo frito por cima e é servido com fukujinzuke (conserva de legumes em sal e shoyu, de cor vermelha).
Italian (região de Chuetsu, província de Niigata)
Este yakissoba tem, basicamente, moyashi (broto de feijão), repolho e um tempero bem leve, e pode ganhar variadas “coberturas”, como molho bolonhesa ou branco, ebichiri (camarão à moda chinesa, com molho picante), mabo-doufu (queijo de soja à moda chinesa), molho à base de curry, hambúrguer ou omelete.
Oota yakissoba (cidade de Ota, província de Gunma)
O macarrão e o molho são mais espessos e, como ingrediente, contém basicamente repolho picado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gorjeta: quando e quanto dar

Fungos - heróis e vilões da biosfera

Lisossomos e doenças humanas