A importância da internet para o turismo

A onipresença da Internet, sua facilidade de uso e o preço do equipamento necessário cada vez mais acessível fazem dela uma plataforma excelente para uma comunicação mais efetiva com os clientes.
A Internet, enquanto novo veículo de comunicação possui vantagens sobre os demais veículos já conhecidos.
Dentre as principais características, especialmente em se tratando de relações no setor turístico, destacam-se as seguintes:
1. A Internet, no caso do turismo, é uma excelente maneira de comunicação entre os usuários e os respectivos prestadores de serviços. Os sites de pousadas e hotéis, por exemplo, na divulgação de um novo serviço ou de seus serviços de reservas e hospedagens, acabarão por conseguir maior lucratividade não somente pelas informações colhidas e pelas reservas feitas através do site, mas pelo envio de orientações e conselhos que demonstrem ainda mais atenção e qualidade ao serviço que o consumidor merece;
2. A informação vende os produtos na Web. Especialistas de marketing e vendedores on-line enchem os sites com conhecimento, sugestões, eventos, notícias e atributos sobre os produtos. No entanto, nunca substituirão as compras cara a cara, muito pelo contrário, haverá uma tendência de empresas reservarem sempre algo que só pode ser visto ao vivo. No caso do produto turístico, de maneira geral, onde a Internet permite aos seus usuários o conhecimento prévio de imagens, de lugares e destinações turísticas com elevado grau de detalhamento, embora não substitua o desejo e o consumo das viagens. Como forma de conhecimento é absolutamente pertinente, atendendo a todos os interesses, inclusive de divulgação nas vendas de pacotes de reservas de hotéis e tantos outros. Mas o consumidor de produtos turísticos não se satisfaz com esta visão, que, pelo contrário, muitas vezes passa a ser um estimulante na decisão final do deslocamento físico para o polo turístico desejado.
3. A agilidade de comunicação permite que as transmissões instantâneas, imediatas, em que um simples computador, numa linguagem atualizada, em tempo real, transmita e receba as informações solicitadas. Esta comunicação deve atender as necessidades reais de cada usuário - incluindo não só os dados e textos, mas também imagens, gráficos, multimídia - sendo de extrema importância para uso da indústria turística, como chave de diferenciação no século XXI.
4. No mundo econômico da Web, o turismo e qualquer negócio podem ser globais com enorme facilidade e mínimo custo. Excluindo a localização como obstáculo para o comércio, vemos que a criatividade e a habilidade se tornam cada vez mais qualidades inerentes na construção de um site bem-sucedido, tendo seu reconhecimento em qualquer parte do mundo ao mesmo tempo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Materiais e técnicas construtivas medievais

MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS MEDIEVAIS

Fungos - heróis e vilões da biosfera