A importância da internet para o turismo
A
onipresença da Internet, sua facilidade de uso e o preço do equipamento
necessário cada vez mais acessível fazem dela uma plataforma excelente para uma
comunicação mais efetiva com os clientes.
A Internet, enquanto
novo veículo de comunicação possui vantagens sobre os demais veículos já
conhecidos.
Dentre as
principais características, especialmente em se tratando de relações no setor
turístico, destacam-se as seguintes:
1. A Internet, no caso do turismo, é uma excelente maneira de comunicação
entre os usuários e os respectivos prestadores de serviços. Os sites de
pousadas e hotéis, por exemplo, na divulgação de um novo serviço ou de seus
serviços de reservas e hospedagens, acabarão por conseguir maior lucratividade
não somente pelas informações colhidas e pelas reservas feitas através do site,
mas pelo envio de orientações e conselhos que demonstrem ainda mais atenção e
qualidade ao serviço que o consumidor merece;
2. A informação vende os produtos na Web. Especialistas de marketing e
vendedores on-line enchem os sites com conhecimento, sugestões, eventos,
notícias e atributos sobre os produtos. No entanto, nunca substituirão as
compras cara a cara, muito pelo contrário, haverá uma tendência de empresas reservarem
sempre algo que só pode ser visto ao vivo. No caso do produto turístico, de
maneira geral, onde a Internet permite aos seus usuários o conhecimento prévio
de imagens, de lugares e destinações turísticas com elevado grau de
detalhamento, embora não substitua o desejo e o consumo das viagens. Como forma
de conhecimento é absolutamente pertinente, atendendo a todos os interesses,
inclusive de divulgação nas vendas de pacotes de reservas de hotéis e tantos
outros. Mas o consumidor de produtos turísticos não se satisfaz com esta visão,
que, pelo contrário, muitas vezes passa a ser um estimulante na decisão final
do deslocamento físico para o polo turístico desejado.
3. A agilidade de comunicação permite que as transmissões instantâneas,
imediatas, em que um simples computador, numa linguagem atualizada, em tempo
real, transmita e receba as informações solicitadas. Esta comunicação deve
atender as necessidades reais de cada usuário - incluindo não só os dados e
textos, mas também imagens, gráficos, multimídia - sendo de extrema importância
para uso da indústria turística, como chave de diferenciação no século XXI.
4. No mundo econômico da Web, o turismo e qualquer negócio podem ser
globais com enorme facilidade e mínimo custo. Excluindo a localização como
obstáculo para o comércio, vemos que a criatividade e a habilidade se tornam
cada vez mais qualidades inerentes na construção de um site bem-sucedido, tendo
seu reconhecimento em qualquer parte do mundo ao mesmo tempo.
Comentários
Postar um comentário