O AGROTURISMO COMO NOVA FONTE DE RENDA PARA O PEQUENO AGRICULTOR BRASILEIRO

As transformações pelas quais tem passado, nas últimas décadas, o meio rural brasileiro contribuem para não considera-lo como essencialmente agrícola.
Pesquisa mostra que o número de produtores rurais que exercem atividades não agrícolas dobrou durante os anos 90.

AS VARIAÇÕES CONCEITUAIS DE TURISMO NO MEIO RURAL
A literatura aponta uma grande diversidade de conceitos de turismo rural que, de certo modo, traduzem as suas diferentes possibilidades.
O agro turismo refere-se às atividades turísticas que ocorrem no interior das propriedades com atividades agropecuárias produtivas.
Considerações sobre o ecoturismo: impactos socioambientais causados, benefícios gerados pela atividade turística às comunidades locais e o enfoque na educação ambiental que é proporcionada.
O termo “turismo no meio rural” ou “turismo em áreas rurais” é usado para designar uma amplitude maior de oportunidades que agregarem qualquer atividade de lazer e de turismo, realizada em áreas rurais, envolvendo além do agro turismo, outras atividades não relacionadas com propriedades agropecuárias produtivas.

O TURISMO RURAL COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento regional ou local constitui uma das alternativas mais viáveis para se enfrentar os desafios da globalização.
Um dos pontos importantes a considerar na perspectiva do desenvolvimento local refere-se ao aproveitamento das especificidades de cada localidade ou território e ao pleno aproveitamento das suas potencialidades e oportunidades.
O turismo no meio rural pode contribuir para a valorização do território.
As diversidades das situações agrárias, das rendas, dos povoamentos e do meio físico levam a modelos diferentes de desenvolvimento do turismo no meio rural.
O processo de desenvolvimento do agro turismo deve se dar em nível local, com o envolvimento e a participação de todos os atores sociais devidamente representados, e com uma avaliação criteriosa do potencial turístico, tendo como referência a cultura local.
Além do ecoturismo, outras modalidades de turismo que ocorrem estritamente no meio rural – turismo de aventura e turismo de pesca – foram registradas em muitos municípios.
Para uma análise do potencial turístico dos municípios brasileiros podemos considerar tanto os atrativos naturais como os culturais.
Destacam-se entre outras atividades, a disponibilidade de áreas de caça/pesca, de grutas/cavernas e de mangues/manguezais.
No caso das tradições culturais, as festas religiosas são as mais frequentes.

ALGUMAS EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS DE TURISMO NO MEIO RURAL
A Associação Brasileira de Turismo Rural tem 1150 propriedades cadastradas em turismo no meio rural, das quais 420 estão localizadas no Estado de São Paulo.
Com o objetivo de avaliar os aspectos positivos e as limitações do ecoturismo nas regiões sul e Centro-Oeste de nosso país, o Instituto de Ecoturismo do Brasil, em convênio com o Instituto Brasileiro de Turismo, concluiu em 1998 a primeira etapa de um estudo realizado em locais onde esse turismo já é praticado.
No caso da região Centro-Oeste, a pesquisa identificou que no Estado de Mato Grosso do Sul, nos polos do Pantanal Sul e na Serra da Bodoquena, há hotéis bem equipados que convivem com ausência de informações sobre atrativos e passeios.
Há vários exemplos de propriedades na região que integram o ecoturismo à produção pecuária – gado, cavalos, jumentos, pôneis e ovelhas.
O ecoturismo também representa uma oportunidade de negócio para os produtores agropecuários, mas por uma série de dificuldades de planejamento e gestão, e mesmo por falta de tradição, os pequenos produtores não têm se aventurado a implementar empreendimentos dessa natureza.

PERSPECTIVAS DO TURISMO NO MEIO RURAL BRASILEIRO
Ênfase ao agro turismo, uma modalidade que mais diretamente pode representar uma renda complementar aos pequenos agricultores.
Qualquer iniciativa regional ou local para o desenvolvimento do turismo no meio rural deve se iniciar por um zoneamento econômico e ecológico do espaço rural, seguido de uma descrição dos principais produtos turísticos e análise de sua demanda atual e potencial, do ordenamento territorial das atividades produtivas e do cadastramento de agricultores, beneficiados devido ao seu potencial de explorar o agro turismo.
Para que um empreendimento de turismo no meio rural tenha sucesso é desejável que se instalem agências e operadoras de turismo locais, que caracterizem melhor os produtos oferecidos, que estabeleçam um vínculo mais estreito com os pequenos agricultores, que sejam mais sensíveis aos potenciais e problemas locais e que explorem adequadamente os diferentes “nichos” de mercado.
Ressalta-se também que, por questão de escala, na maioria das vezes um único agricultor não tem condições de oferecer um determinado produto turístico.
Apesar de certos problemas, o turismo no meio rural tende a alterar toda a dinâmica do local, trazendo muitos benefícios.

POLÍTICAS DE TURISMO NO MEIO RURAL
A Política Nacional de Turismo contém 23 programas, tendo alguma relação direta ou indireta com o agro turismo, como o Programa Nacional de Ecoturismo, o Programa de Capacitação Profissional para o Turismo, o Programa de Iniciação Escolar para o Turismo, o Programa da Pesca Amadora, o Programa do Artesanato Brasileiro, o Programa Nacional de Municipalização do Turismo e o Programa do Turismo Rural Brasileiro.
O Programa de Capacitação Profissional para o turismo é de grande relevância, tendo como objetivo principal qualificar e requalificar trabalhadores para a indústria turística nacional pelo fomento a ações de formação, capacitação e aperfeiçoamento profissional.
O Programa Nacional de Municipalização do Turismo, coordenado pela EMBRATUR, vem mostrar a disposição do setor público no sentido de priorizar o turismo interno e regional, por meio de iniciativas descentralizadas e locais.
A EMBRATUR destaca, no Programa de Turismo Rural Brasileiro, o intercâmbio entre o homem, a cidade e o meio rural, enfatizando a consciência da necessidade de proteger o meio rural e todo seu patrimônio cultural, traçando como estratégias:
a. A compatibilização da conservação e o desenvolvimento dos recursos turísticos;
b. A criação de uma oferta de alojamento e recreação não concentrada e de pequena escala;
c. O contato com a natureza;
d. Um turismo organizado e administrado pela população rural.
Mesmo sem conhecer como essas estratégias serão transformadas em políticas específicas para o setor, nem com que instrumentos elas serão implementadas, o item d mostra indicativos de que também nesse programa está se priorizando o local e o regional, o que a princípio já é um grande avanço em relação a outras políticas centralizadas do passado.
O problema inicial detectado foi que as atividades de turismo rural não são ordenadas e são pouco desenvolvidas.
O papel do Estado e de suas instituições torna-se relevante, pois os resultados serão muito diferentes à medida que apoiem uma ou outra modalidade de turismo.
Com essas ações de planejamento, deve-se definir e caracterizar bem os produtos turísticos, assim como as outras etapas do processo de marketing, que consistem na definição dos preços desses produtos, na sua promoção e nos locais de sua comercialização.
O município poderia também estruturar um sistema de informações computadorizadas, contendo todos os detalhes do diagnóstico realizado quanto ás perspectivas do agro turismo na sua região, de modo a orientar os agricultores interessados na implantação do seu negócio.
As agências e operadoras de turismo no local teriam maior facilidade para interagir com os ofertantes dos produtos agro turísticos.
A participação comunitária mais efetiva deve ser construída gradualmente e as deliberações referentes ao controle ambiental devem considerar as repercussões de se tomar medidas mais radicais nos segmentos sociais menos preparados e menos articulados socialmente, como é o caso dos pequenos agricultores.
Quanto às políticas públicas de apoio ao agro turismo, deve-se considerar a sua flexibilização em função do espaço local.
O grande desafio de qualquer proposta de medidas para incentivar o agro turismo é como fazer com que os pequenos agricultores também se tornem empresários de turismo, levando em conta que essas medidas não podem ser isoladas, mas devem compor um plano local de desenvolvimento rural integrado.


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