Os cálculos trigonométricos e as Grandes Navegações
Desde
o início do século XV, os portugueses haviam costeado a África Ocidental sempre
rumo ao sul, seguindo ainda a maneira medieval de navegar, ou seja, nunca se
afastando da costa. Aproximadamente em 1420, o Infante D. Henrique, o
Navegador, de Portugal (1394-1460), fundou um instituto de pesquisas náuticas e
um observatório astronômico em Sagres, no Cabo São Vicente. As obras de
Ptolomeu e de outros escritores antigos foram então levadas para o instituto e
seus ensinamentos utilizados nas explorações. Mas,
certa vez, um dos capitães do Infante
D. Henrique observou: "Com todo o devido respeito ao renomado Ptolomeu,
chegamos a conclusões
opostas às
suas".
Tanto
no observatório como no instituto havia matemáticos alemães e cartógrafos
italianos, que preparavam mapas das terras e mares explorados desde 1450.
Utilizando-se da Trigonometria, os primeiros recalcularam a circunferência
terrestre, empregando o reduzido valor atribuído por Ptolomeu ao comprimento de
um grau, com o que acabaram por obter uma estimativa favoravelmente pequena. E
foi com base nessa avaliação que, em 1474, se fez um gráfico da rota da
circunavegação da Terra pelo rumo oeste.
Os
portugueses iniciaram a exploração na direção leste, com Bartolomeu Dias
dobrando o Cabo da Boa Esperança em 1486 e Vasco da Gama alcançando a Índia
pelo mesmo caminho em 1497. Os espanhóis, ao contrário, arrojaram-se para o
lado oeste, com Colombo chegando às Índias Ocidentais em 1492. Tanto Colombo
como Vasco da Gama tiveram de atravessar grandes extensões oceânicas, sem o
menor vislumbre de terra. A fim de possibilitar a repetição das viagens, foram
necessários a elaboração de cartas marítimas e o desenvolvimento de métodos
para se determinar a posição de um navio em alto-mar. A feitura de tais cartas,
abrangendo grandes áreas, em geral envolvia problemas de determinação das
posições relativas de pontos dados sobre a superfície da Terra e de
representação da sua esfericidade num mapa plano. A determinação da posição de
um navio em alto-mar e da localização das terras recém-descobertas exigia
processos de medição de latitude e longitude dos lugares envolvendo cálculos
trigonométricos.
Comentários
Postar um comentário