Artrose nos joelhos
A Artrose é uma doença na qual ocorre uma degeneração e frouxidão da articulação, o que causa sintomas como inchaço, dor e rigidez nas juntas e dificuldade para realizar movimentos. É uma doença degenerativa crônica, que não tem cura, mas que pode ser tratada com remédios que aliviam a dor e inflamação, e através da realização de exercícios diários de estimulação e fisioterapia, que acabam controlando e retardando o desenvolvimento da doença.
O local mais acometido é o joelho devido à sobrecarga e também porque apresenta diversas articulações. Uma dor que piora com esforço, rigidez matinal, dificuldade em apoiar o peso do próprio corpo sobre o joelho lesionado, inchaço (edema) e perda de função podem ser sinais de artrose. Outro local muito comum da artrose é na coluna cervical e na lombar, e o mecanismo de dor é semelhante ao da artrose no joelho.
É uma doença muito comum no consultório e está entre as principais causas de afastamento de trabalho no Brasil, é a 4ª causa que determina a aposentadoria no nosso país.
É importante destacar que a prevalência da doença aumenta com a idade e que as mulheres têm o dobro de propensão em comparação aos homens, principalmente quando a menopausa se aproxima, seja por causa da diminuição da flexibilidade, como também pelo aumento de peso.
Apesar da principal causa estar relacionada a alterações na biomecânica, como deformidades, desalinhamentos ou fraquezas musculares, diversos fatores podem levar à artrose, como genética e sobrepeso, o que aumenta o risco de artrose também na bacia, nos tornozelos e nas articulações dos pés e dedos (como a "joanete"); mau alinhamento dos joelhos; fraturas ou outras lesões nas articulações prévias também podem causar a artrose ou osteoartrite, como é chamada nos Estados Unidos.
Até mesmo atletas de alta performance, que realizam treinamentos muitos intensos ou inclusive os atletas amadores e de fim de semana podem apresentar artrose precoce, seja por erros no treinamento ou a realização errada de exercícios físicos que também tem grande influência.
ARTROSE E O SOBREPESO
A obesidade traz inúmeros problemas, e a artrose é um deles. A gordura em excesso no organismo do obeso pode agredir e destruir a cartilagem das juntas, daí o paciente pode ter maior tendência para desenvolver esse tipo de problema. Por isso, perder peso não é uma opção, mas sim uma obrigação. O paciente tem que entender que para ter qualidade de vida e evitar que as dores surjam, é necessário perder alguns quilos.
Manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios diariamente são necessários. Porém, todas as atividades devem ser com orientações médicas e com educador físico acompanhando, pois os exercícios precisam ser focados no fortalecimento das articulações. Interromper o uso do cigarro é outro fator importante, pois o tabaco diminui a qualidade do colágeno.
Julimar Oliveira
Reumatologista
Comentários
Postar um comentário