Os homens estão em extinção

Ao redor do mundo, estão nascendo mais meninas do que meninos. Em diversos países da Europa, a desproporção aumentou neste século. Na Dinamarca, por exemplo, em cada mil crianças recém-nascidas, 520 a 530 são do sexo feminino - um número consideravelmente acima da média. a pesquisa foi realizada por Henrik Moller, do Centro para Pesquisa e Saúde e Estatísticas sociais, em Copenhague. Ele acompanhou os registros de nascimento para a realização de um estudo sobre as ameaças à saúde reprodutiva dos homens. Numa carta publicada na revista científica The Lancet, ele diz que desde 1950 a proporção entre os sexos está desequilibrada.
Mas qual é a causa? Além do crescimento do número de mulheres, observou-se que o câncer testicular está em ascensão e que a produção de esperma está em declínio. Assim, Moller deduziu que algo vem prejudicando o sistema reprodutivo masculino nos últimos 40 anos. E dedicou-se a descobri-lo. O resultado: a visão de um mundo habitado apenas por mulheres pode ter suas origens em agentes poluentes.
O pesquisador dinamarquês alerta que muitos pesticidas produzem substâncias químicas que imitam os feitos do hormônio sexual estrogênio (substância química responsável por caracteres femininos), enquanto outros inibem a produção do hormônio masculino testosterona. "É possível que agentes com propriedades tóxicas no sistema reprodutivo masculino levem ao declínio deste sexo. Um desses agentes é o dibromocloropropano (substância utilizada para matar vermes), que reduz o número de células reprodutivas masculinas e faz com que os homens contaminados tenham excesso de filhas", disse Moller. Pesquisas realizadas nos últimos quatro anos indicaram um declínio de esperma na Dinamarca, em Paris e na Escócia. No Brasil, o quadro também não é dos melhores. Do total de 146,15 milhões de habitantes, existem 1,8 milhão de mulheres que estão "segurando vela". Segundo o IBGE, nascem mais homens que mulheres, mas alguns acabam morrendo como consequência de acidentes e assassinatos, fazendo com que a composição entre sexos se inverta. Assim, sobram 98 homens para cada 100 mulheres...

*Sidney Honigsztejn - Revista Incrível - ANO IV - Nº 54 - ABRIL DE 1997 - Editora Bloch - Página 19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gorjeta: quando e quanto dar

Fungos - heróis e vilões da biosfera

MATERIAIS E TÉCNICAS CONSTRUTIVAS MEDIEVAIS